sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pedir voto de seu candidato nas redes sociais, pode?!


Claro que pode, menos pra mim tá porque eu não mereço, não aguento e perco o humor e você o colega e/ou amigo virtual.
Eu sei que vivemos em um país democrático que o voto tem peso de ouro, mas é vendido por algumas moedas de reais, R$ 50,00 reais na zona Sul e Leste de Porto Velho, capital de Rondônia a terra das usinas do Rio Madeira. É duro mais é real uma antiga colega de trabalho me disse que um dito candidato a deputado federal combinou de pagar cinquentinha para seus vizinhos do Marcos Freire, no entanto o pagamento não aconteceu um dia antes da eleição de primeiro turno por isso os "eleitores conscientes" não votaram no tal candidato. Só não lembro se ele conseguiu se eleger...
Então, lembre-se que o voto é secreto e não deveria ser externado em redes sociais. Vai que o seu candidato não ganhe e aquele que você não votou sim e você por acaso está em algum órgão público. Mesmo concursado sabemos que político é igual elefante nunca esquece um voto perdido, uma ofensa feita. Eles só esquecem mesmo quem vota neles, mas isto é uma outra história!

domingo, 24 de outubro de 2010

Propaganda política no Twitter pessoal - Pode?!


Eu tenho opinião bem formada sobre este assunto. Poder até pode, agora quem tem bom senso não deveria utilizar as redes sociais para falar bem de seu candidato e muito mal do candidato concorrente.
É fato vivemos em um país cuja liberdade de expressão é garantida na constituição, mas vamos lá, cuidado com as defesas e ataques sobre este ou aquele político porque a vida do candidato ganhando ou não continua já a sua vida profissional, cara colega virtual pode acabar depois de um infeliz enter naquela mensagem infeliz?!
Político briga no programa ao vivo e depois saem dando tapinha nas costas uma dos outros. Posso falar de carteirinha já vi isto acontecer várias vezes nos meus 15 anos de imprensa. Por isso, muito calma com as opiniões políticas neste período eleitoral.
Ahhh, sim eu mesma fiz uma no twitter sobre o programa de hoje de um dos candidatos ao governo, mas no meu caso eu nunca enganei ninguém: detesto a política, não a boa política, mas a política brasileira que nasce podre e não melhorou nada nas últimas décadas.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Youtube


Estou ingressando também no Youtube. Minha primeira contribuição para este segmento virtual foi um vídeo caseiro que fiz para surpresa de aniversário de 15 anos de minha filha.
Para variar dei uma fuçada e vi coisas de arrepiar o cabelo, aquilo que infelizmente se tornou comum por ser tão corriqueiro, no mundo dos outros porque no meu jamais! Imagens de pessoas fazendo sexo, menores, maiores, pessoas com animais e outros... Não realmente não sou tão moderna para engolir isto.
Recentemente me mostraram uma foto de uma pessoa super conhecida em Porto Velho, no mundo dos comerciais, super exposta para o "namorado". Detalhe quem encaminhou a foto foi a esposa do namorado dela que encontrou a belezura no celular do marido. Que mundo!!!
O da minha filha foi uma homenagem para ela e uma recordação para a família. Quem quiser ver é só acessar:
http://www.youtube.com/watch?v=CcKD-QV39Ks

Mas acabo de ver também no youtube a capa de um vídeo do Dado Dolabella brigando em Goiânia com os papparazzi...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Frases perigosas do profile


Hoje meu digníssimo colega de quarto, Alexsandro, chegou em casa "bravo" comigo porque coloquei uma frase de duplo sentido no profile do orkut dele que eu administro...
Como é a semana do aniversário de nossa filha Victória fiz uma brincadeira que ele não achou graça nenhuma e que agora vejo pode ser interpretada de forma errada! Ai, lógico pensei em outras frases de profile que já critiquei. Aquelas que colocamos para desabafar e todo o mundo vê e pensa um monte de coisas. Por isso todo o cuidado é pouco, principalmente quando saimos do conforto de um cargo em que somos comandados para o de comando como é o caso de meu marido. Ou seja como digo sempre, existe vida real fora do mundo on line!

sábado, 18 de setembro de 2010

Cuidado e-mail é uma prova legal


Não é de hoje que as correspondências por e-mail são consideradas documentos oficiais para a Justiça, entretanto algumas pessoas continuam achando que não, pode?!
Quantas vezes já recebi e-mails grosseiros de pessoas das quais não era subordinada por não ter feito algo que elas queriam e que ia contra os princípios da empresa... infelizmente inúmeros. Se eu gostasse realmente de confusão, ou mesmo lutasse por meus direitos ao pé da letra estava milionária, porque tem pessoas que realmente não tem noção nenhuma. O que elas não conseguem dizer para você pessoalmente elas utilizam o e-mail, muito bom para quem recebe e péssimo para quem envia afinal esta prova de assédio moral e até sexual pode ser impressa,arquivada e virar uma excelente prova na mão de um bom advogado.
Cuidado como o que você anda escrevendo no mundo on line!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Boas Maneiras no mundo on line: Meu e-mail é para passar para todo mundo

Boas Maneiras no mundo on line: Meu e-mail é para passar para todo mundo: "Eu fico chateada ao extremo quando abro meu e-mail particular e vejo que um monte de empresas que nunca acessei o site estão me enviando 'p..."

Meu e-mail é para passar para todo mundo


Eu fico chateada ao extremo quando abro meu e-mail particular e vejo que um monte de empresas que nunca acessei o site estão me enviando "promoções"... Gostaria de saber como eles conseguem ter acesso a algo particular como o endereço eletrônico?! Cadê o nosso direito à privacidade e a escolhermos quem entra em contato conosco. Daí não é só as lojas que enviam também tem os políticos e outras peças que insistem em sobrecarregar a caixa de entrada do e-mail.
Tenha dó!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bate-papo - precisamos ser tão displicentes?!


Estou sempre on line no trabalho, em casa dificilmente o computador é minha prioridade! No entanto, às vezes fico chateada quando vejo a displicência de alguns amigos e colegas de bate-papo que escrevem cada uma que fico imaginando se por estarmos utilizando uma ferramenta dinâmica desta precisamos esquecer as regras de português.

Sei, lá com o tempo como diz uma das minhas professoras preferidas da Unir - Universidade Federal de Rondônia estaremos utilizando apenas as primeiras letras de algumas palavras, de tanto que vamos encolhendo verbos, artigos e adjétivos...

O pior são aqueles que usam expressões que, por favor, quem souber me explica: huhuhuaa shsuhaa?!?!?!? Quando estou no meio de uma conversa com alguém e ela utiliza isto "deixo a internet cair"... É triste ver que tem muita gente regredindo no mundo on line.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amizade no orkut


Quando comecei no orkut tive dificuldades em aceitar a política vigente da quantidade que impera nele. Quer dizer, eu realmente acredito que aquela música do Roberto Carlos: "eu quero ter um milhão de amigos..." tem seu lado bacana, mas quem é que tem um milhão de amigos hoje em dia?!

Amizade é algo sagrado para mim. Neste ponto - confesso, sou mais fresca que muitas pessoas pensam. Não é porque te conheci há uma semana que você se tornará meu amigo. Meus amigos são pessoas que posso confiar, que compartilho os momentos bons e ruins da minha vida, que conheço há muito tempo, que me liga sempre, que frequenta a minha casa, que aceita que não sou perfeita... enfim, um parente que a gente escolhe ao longo da vida. Então não aceito qualquer um em meu orkut, se bem que no início fui aceitando todos os pedidos que recebia. Teve uma hora que a ficha caiu, meu orkut é de amizade mesmo e principalmente familiar, afinal não tenho parentes em PVH.

Fico extremamente constrangida quando me pedem para "ser meu amigo do orkut", porque não gosto de compartilhar minhas fotos e momentos com pessoas que conheci ontem ou realmente não tenho laço nenhum de amizade. Neste caso qualidade para mim está acima da quantidade. E não ficou escolhendo palavras para dizer que não aceito.

Enfim, sou realmente muito "fresca"...


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

lista interminável de endereços no e-mail


Meu primo, o Leoh, me chamou a atenção para algo que realmente é terrível no mundo virtual: os intermináveis endereços que são encaminhados.

Pior de tudo que eles sempre fazem parte daquelas ditas alguém que não quer, segundo porque dá um trabalho descobrir determinados endereços que vocês nem imagina... por exemplo quem não quer o endereço eletrônico do Willian Bonner, Pedro Bial, Ana Paula Padrão e outros?!

O mesmo acontece quando você envia aquela mensagem legal, sem ter o cuidade de retirar as dezenas de endereços de outros que já a receberam ou estão encaminhando.

Eu nem perco tempo olhando estas mensagens.

Meu primo ainda fica irritado com elas, mas eu já aprendi!"correntes" que já mencionei por aqui! No mundo da imprensa é totalmente anti-ético divulgar o que chamamos mailing para outras pessoas. Primeiro porque você vai expor a privacidade de

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

saudades das cartas


Vamos ser sinceros, quem é que nesta vida não escreveu uma carta?! Arrumando uma bagunça antiga aqui em casa descobri várias cartas. Umas que enviei, outras que recebi, umas de minha mãe, umas de meu pai e até bilhetes amorosos que eles trocavam!

Que bacana ver isto e pegar no papel amarelado e até mesmo fedido recheado de coisas antigas que me fizeram chorar e rir...

Será que daqui há uns anos meus filhos terão este mesmo prazer. De encontrar escritos meus na internet?!

Eu acho que não. Fiz uma busca um dia destes na internet de um material que escrevi quando estava na Eletronorte em 2006 e não achei nada...

O pior de tudo que não era uma carta, um comunicado ou nada do gênero era um livro com o registro da história da energia elétrica em Rondônia. Achei e continuo achando que estas pequenas contribuições fazem a diferença, mas será que estou deixando algo para o futuro no mundo virtual?!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

domingo, 29 de agosto de 2010

Twitter - será que vale a pena?!


Quando pensei em criar este blog, um amigo, o Luiz Alexandre, me convenceu que eu deveria ter twitter e outros do gênero para poder "criticar" com embasamento. Criei meu espaço no twitter: boasmaneirason e também dou minhas digitadas por lá... O que ele não falou era que esta ferramenta é altamente viciante e, eu que tenho orgulho em dizer que não tenho vício nenhum - me dei mal! Já está na essência do pessoal da Comunicação ser fofoqueiro, no entanto está história de saber o que está acontecendo na vida dos outros por eles mesmos é demais, vamos ser sinceros. Não tenho vergonha em dizer que sigo o Luciano Huck, o Rodrigo Faro, a Eliana, a Shakira, o Tom Cruise e outros artistas... Com certeza tem gente que deve torcer o nariz quando vê meus recadinhos pra eles...rsrs Mas eu também tento manter meu lado cabeça pensante, o mesmo que aos 19 anos me fez perder a chance de participar de um concurso da Ford Models porque "eu pensava". Então, sigo a Nathional Geograph, o Paulo Coelho, a revista Você S.A e outros. Agora vamos falar sério do que me adianta isto?!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MSN bate-papo e outros


Devo confessar que sempre estou com o bate-papo do gmail aberto pra falar com os conhecidos e parentes... No entanto tenho muito cuidado com o uso desta ferramenta no ambiente de trabalho porque eu sei o que falo, já do outro lado...


Um dia deste me peguei - isto mesmo, eu mesma...rsrs... fazendo altas confissões pelo bate-papo. No dia seguinte vi o histórico de meu e-mail a tal conversa! Fiquei com vergonha porque passei da conta em muitos momento. Este recurso e o MSN podem deixam qualquer um viciado e crente que o outro está ali mesmo na sua frente, então vamos abrindo o coração?! Claro que não.


Imagina se seu chefe passa do lado quando você resolve desabafar aquele puxão de orelha que ele te deu, ou mesmo você expõe sua vida ali para um amigo e de repente um colega de trabalho passa e vê o que não deveria?!


Eu que tenho o olho grande não é à toa. Já vi muita besteira de colega de trabalho no MSN aberto por descuido.


Todo cuidado é pouco no mundo virtual, até por que fica arquivado!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

E-mail corporativo X E-mail pessoal


Acho impressionante a capacidade que algumas pessoas têm de misturar o ambiente do trabalho com o pessoal, no mundo on line.

È perigoso, muito perigoso quando utilizamos uma ferramenta eletrônica do trabalho para enviar correntes, fofocas, desabafos pessoais e profissionais. Primeiro porque há muito tempo e-mails são considerados provas legais nos mais diferentes processos judiciais: assédio moral, sexual e principalmente para uma demissão por justa causa.

Também não é bacana aqueles que utilizam o e-mail pessoal para enviar mensagens para o ambiente profissional principalmente para os fãs dos apelidos melosos e muito duvidosos...

Os inhas e inhos são terríveis. Tive uma estagiária que quando foi fazer seu e-mail passou seu nome com o tal "inha". Tudo bem que ela estava começando a trabalhar naquele momento, mas não justifica. O pior é que até um dia destes ela ainda usava o tal inha em seu e-mail pessoal que enviava para assuntos profissionais. Qual era a impressão de quem recebia?! A pior possível, pois o que logo pensam é que trata-se de uma pessoal imatura e infantil.
Será que vale a pena vendermos uma imagem tão ruim de nós mesmos?!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

e-mails X eleições: vou ter que desenhar o que penso


È fogo! Continuo recebendo e-mails de candidatos sem querer e o que é pior de assessores de imprensa que não simpatizo pela conduta profissional e de candidatos pela amoralidade. Então, como sou brasileira e "não desisto nunca" lá vai:

- Pode até ser legal, mais é totalmente sem educação enviar "propaganda política on line" para que não autorizou;

- Segue uma dica. Que tal antes de enviar as propostas de trabalho de seu assessorado mostrar as suas como assessor de imprensa para o colega jornalista ou no meu caso, mera comunicóloga, já que não sou formada em jornalismo mas tenho qualificação profissional para lecionar a disciplina?! É mais ou menos como bater na porta de alguém antes de entrar, sabe!

- Lembrem-se do básico da assessoria de imprensa: seu comportamento como assessor pode influenciar positivamente ou negativamente na imagem do assessorado. Então é mais ou menos assim: os opostos não se atraem nestes casos.

- Se ainda for díficil atender meu pedido - imagine que seus colegas de imprensa, que cá entre nós não são nada bonzinhos vão ficar detonando seu comportamento anti-ético nos encontros da galera. Aqueles que muitos jornalistas, pra honrarem a categoria gostam de frequentar regados a muita bebida, cigarro e maledicência da vida alheia...


Ahhh... e antes que você diga que "ela se acha", já adianto que tenho certeza. Bom senso não me falta.



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mão à palmatória, mas não muito ainda!


Aproveito o espaço para agradecer ao jornalista Eduardo Gomes por ter sido o único que respondeu ao meu apelo da última postagem: do envio da agenda de candidatos em meu e-mail sem autorização.

Agradeço e peço desculpas também porque vi que peguei pesado como alguns que não mereciam, como foi o caso dele que demonstrou ser um profissional extremamente capacitado e humilde. Afinal temos que reconhecer que humildade não faz muito parte das qualidades dos colegas "jornalistas"!

Infelizmente ele foi o único que parou com o envio, porque os demais colegas devem estar muito ocupados enviando releases e não prestam atenção nos que recebem.

O bacana é que ele - Eduardo Gomes faz a assessoria de um candidato que posso vir a votar para governo porque faz um excelente trabalho em sua cidade. Inclusive por dois anos consecutivos este município foi destaque em Dubai, como modelo em eficiência energética. Aiaia, tô eu agora fazendo propaganda...rsrs

sábado, 14 de agosto de 2010

Propaganda política por e-mail sem autorização - Falta de educação total!


Não! Mil vezes não. Me poupem do envio da agenda de políticos.
É o cúmulo do absurdo receber mais de 50 e-mail de candidatos ao governo do Estado, senadores e deputados!
Eu não pedi, não autorizei e não aceito estes e-mail's.
O engraçado que os meus candidatos são os únicos que não me enviam os "tais" e-mails. Que bom porque se começarem a mandar vão perder meu precioso voto.
Então, colegas da imprensa, assessores de candidatos, que não possuem nenhuma intimidade comigo, me excluam da lista de vocês, porque utilizar endereço eletrônico particular para propaganda pode não ser crime eleitoral mas é o cúmulo da falta de educação, ah é!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010


È muito estranho os internautas de plantão estarem on line e colocarem o status de "ocupado". Quem está ocupado está ocupado mesmo, não precisa especificar. A impressão que dá é aquela mesma quando ligamos para um fulano e outra pessoa atende, pergunta quem quer falar com o fulano e depois diz que ele não está! Deselegância extrema.

Fica feio, muito feio este status de ocupado. É melhor ficar invísivel do que disponível só para quem você quer no momento que quer.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vergonha pra quê eu tenho blog, twitter, orkut...


Bons tempos aqueles em que as pessoas tinham vergonha de expor detalhes de sua vida pessoal para os conhecidos, colegas de trabalho, vizinhos então!

Agora a ordem é exposição ao máximo. Menores expondo parte do corpo em fotos do orkut - dando mole para maníacos e outros do gênero; maiores mostrando como, quando e com quem fazem sexo - casados, namorados, ficantes e outros...

É triste porque quando acontece algo como o que foi divulgado nacionamente no sul do País, uma menor que foi violentada por outros menores em um apartamento e teve sua desgraça falada para um monte de pessoas no mundo on line a gente fica pensando: poxa podia ter sido com um filha minha, mas caramba o que ela que tinha saido de casa para ir ao um aniversário foi fazer em um apartamento de um conhecido da escola!!!

Que absurdo que é um molequinho de 15 anos saiba muito bem o poder que o pai, um diretor de uma grande retransmissora tem que ele fez questão de dizer que não iria acontecer nada com ele.

Que absurdo a declaração dele ter sido vista por uma dezena de garotos que mostraram não ter um mínimo de bons princípios e nada falaram para seus pais, mas dividiram com outros colegas.

È Vergonha pra quê e para quem?!

Parece que algumas

árvores não darão bons frutos e aí já imaginem como nossa sociedade ficará!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais


Que tal fugir das modernidades de hoje e fazer algo bem retrô para seu pai. Uma carta, um cartão, bilhete... que tenha sua letra e não a bonita e legível de forma dos computadores?!


É até engraçado, eu, como Comunicóloga escrever umas coisas destas, mas é porque sou daquelas que aprendeu a escrever contos e até livros em um caderno de escola, à lápis e muita borracha e que agora quase não consigo formalizar nenhum pensamento se não for na frente desta tela!


Sem sombra de dúvidas é um meio maravilhoso para nos comunicarmos com parentes e amigos em outras cidades e países, no entanto, para "falar" com aquele amigo que está presente em todos os momentos de nossa vida, este meio não é o mais indicado. Se bem que é através dele que estou passando esta mensagem?!


Que louco este mundo cibernético!


Então vai por aqui também: Feliz Dia dos Pais para todos! E, para meus amigos cujo os pais não estão mais neste plano uma boa oração resolve. Se bem que vejo todas as manhãs, nos domingos, na Rede Vida, o Padre Marcelo pedindo para os fiéis entrarem em seu site para acender uma vela virtual!


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

...Estou indo ao WC... Fala sério!


Já tinha ouvido comentários sobre algumas informações pra lá de trash ou basura - como dizem os espanhoes,que colocam no twitter, mas esta de informar que "estou indo ao banheiro", "estou de ressaca porque bebi muito ontem", "vou quebrar a cara da minha ex-amiga que saiu com meu namorado" entre outras ditas pérolas do mundo virtual, ninguém merece!

Não é porque você está compartilhando um pouco de sua vida com milhares de internautas que o bom senso deve ser deixado de lado. Vamos lembrar que estas informações são disponíveis também e cada vez mais vista por RH de pequenas, médias e grandes empresas que descobrem muito da personalidade do candidato nestas horas.

Será que vale a pena se expor desta forma?! A vida real ainda existe fora do mundo virtual.

domingo, 1 de agosto de 2010

Para começar


Não existe nada mais deselegante que receber em seu e-mail corporativo aquelas famosas "correntes". A intenção pode ser a melhor possível para isso use o e-mail pessoal, porque quando o nosso endereço eletrônico corporativo trava e somos obrigados a chamar o profissional da TI já sabe... vamos ouvir um monte de recomendações, seremos acusados de colocar a rede da empresa ou instituição em risco. O que não deixa de ser verdade. Falo isto de carteirinha sou casada com um gerente de Redes de computador!

Situação chata para quem recebe e mais delicada ainda para que envia. Aquela mensagem que você achou que seria ideal para o colega ou amigo se torna uma inesquecível má lembrança.